PT EN

16 ago 2023

Ensaio sobre a radicalização

Em 2018 eu consegui ingressar no ProFIS, uma iniciativa da unicamp que aumenta a oportunidade de jovens de escola pública cursarem um ensino superior. Quando era mais novo me foi vendida a ideia de que se eu me esforçasse bastante e  estudasse muito depois de uns 5 ou 6 anos eu arranjaria um emprego bom e que eu viveria bem. Depois de muito esforço e ja com 5 anos de faculdade (3 anos de ProFIS mais dois de filosofia), começo a perceber que não é bem assim que as coisas funcionam.

    Eu disse que me foi vendida a ideia mas eu não comprei nada disso, se na época eu soubesse ler (e entender o que estava lendo), não teria aceitado tal acordo. A ideia de prosperidade através do esforço é uma mentira e ela tem nome: Meritocracia. E aqui me refiro a meritocracia como fórmula esforço = sucesso, esta é a mentira. Não estou dizendo que o mérito não existe, mas esse é um outro assunto.

    Se você não possuir uma rede de contatos que inclua pessoas de poder econômico e político (que sempre ou quase sempre estão andando de mãos dadas), é impossível alcançar os resultados mitológicos do vale do silício. Empresa de garagem, bilionários que trabalhavam no Mc Donalds, bilionários que se vendem como “sou apenas um camelô”. Tudo isso é uma grande mentira! Essas e tantas outras estorias do sonho norte-americano que nos são empurradas goela abaixo desde que nos entendemos por gente existem para nos alienar, para tirar nossa atenção do que é realmente importante e nos atrair como moscas para trabalhos precarizados e remunerações RIDÍCULAS.

    O capitalismo te empurra a idéia de sucesso – no caso o financeiro, que é o único importante para esse sistema, ignorando o sucesso em outras áreas da vida humana como relacionamentos interpessoais, saúde mental e afins-, e faz com que toda a sua vida seja votada a produtividade de algo que você NÃO vai usufruir, que é o fruto do seu esforço, pois esse fruto sera imediatamente transferido para o seu superior e o dele, e o dele, e assim por diante.

    O sistema em que vivemos hoje, diz que é o único possível, e não é. Ele diz que pode te dar tudo o que quiser, mas não pode. Ele mente dia após dia. descaradamente. cospe na sua cara, pisa na sua mão e te obriga a agradecer.

    Não agradeça. Resista.

Por Chiavegato, ingressante no ProFIS (UNICAMP) em 2019 e em Filosofia (UNICAMP) em 2022.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Seu e-mail não será divulgado

keyboard_arrow_up