PT EN

Linha editorial  

O site Quilombo Invisível é um espaço de debate e de fortalecimento de nossas lutas cotidianas. Acreditamos que o debate de ideias produzidas pelos de baixo, peles trabalhadores, indígenas, mulheres, pessoas trans, operáries, negres etc., são necessários ao avanço e fortalecimento das lutas, para seguir, de forma coerente, a perspectiva de que a libertação des de baixo será obra des de baixo. Portanto, a formulação não pode continuar a ser exclusivamente atada a espaços da classe burguesa ou pequeno-burguesa, atrelados ao Estado, a burocracias partidárias e sindicais ou a intelectuais profissionais. Entendemos também que a arte e a literatura são formas de sistematização não reconhecidas como conhecimento ou ciência, mas que atravessam a elaboração des de baixo tanto para resistir quanto para atacar e, por isso, este também é um espaço de visibilização e valorização dessa produção.

1 – O site Quilombo invisível é um espaço de debate aberto para quem quiser enviar textos que tenham acordo com nossos princípios: i. independência de Classe, ii. radicalmente anticapitalista, anti imperialista, anti racista e anti cispatriarcal ; iii. solidariedade e internacionalismo. Recebemos contribuições pelo email: quilomboinvisivel@protonmail.com 

2 – Somos críticos à forma como a esquerda debate hoje classe, raça e gênero. Entendendo que não é possível construir qualquer luta minimamente anticapitalista sem considerar a interdependência entre os sistemas de dominação. Entendemos que hoje a forma hegemônica de lidar com estas questões mesmo na esquerda radical é fragmentária, corporativa, nacionalista, racialmente segregada, cispatriarcal e elitista. Também entendemos que o grosso da formulação política produzida hoje é feita objetivando a ascensão social ou a conservação da posição de determinadas elites dirigentes (políticas, econômicas ou burocráticas). Não temos interesse em ser apenas mais um espaço de cúpula política, nem na manutenção indefinida das posições de poder que eventualmente ocupamos na sociedade ou nas lutas. Pelo contrário, visamos a uma formulação que seja por princípio destrutiva à concentração arbitrária de poderes e útil aes mais explorades entre es explorades e es mais oprimides entre es oprimides, ainda que nós mesmos não estejamos em todo nestas posições. 

3 –  Nosso site é um espaço de divulgação, formulação, análise, elaboração teórica e prática, que visa fomentar escritos, debates, registros de entrevistas, literaturas, documentos diversos, noticiando lutas e denúncias. A valorização do internacionalismo está presente no esforço e fomento de traduções, assim como no estabelecimento de laços internacionais.

4 – Visamos a autonomia e a quebra da hierarquia, dessa forma, nosso trabalho mantém um esforço constante para que não haja entre nós uma divisão de tarefas que cristalize que alguns ocupem o lugar da elaboração e outros o lugar da execução: será sempre mais potente a elaboração de quem executa na prática e a execução prática de quem elabora. Somos um espaço que preza pela confiança política, coerência, generosidade, coragem de encarar e debater os nossos problemas e as diferenças inconciliáveis.

keyboard_arrow_up