PT EN

09 jan 2026

NOTA DE AGRADECIMENTO À VIDA DE RAFA JONES

Por Movimento Passe Livre – São Paulo

Um catraqueiro incorrigível, um amigo generoso e um camarada insubstituível, Rafa Jones dedicou muito de sua vida na luta por uma vida sem catracas.

Um exemplo pra militância autônoma: nos momentos mais difíceis, não se curvou à repressão ou às tentativas de cooptação desde cima. Rafa foi um companheiro leal aos debaixo, sempre encorajando práticas políticas éticas com muita ousadia e rebeldia. Rafa fazia de tudo: desde limpar o chão do espaço comunitário, panfletar nos terminais, trocar ideia com os idosos da quebrada até dar entrevistas e fazer reuniões com governantes (sempre pra cobrar e nunca pra se vender), pois acreditava que toda tarefa era igualmente essencial. Nos pontos altos da luta, não se perdeu em paixões por si mesmo, por sua autoimagem ou pelo poder. Em meio a seu humor ácido, a humildade e a gentileza de suas palavras e ações foram um contraponto exemplar à arrogância que acomete frequentemente, e infelizmente, a militância de esquerda e que tanto enfraquece a solidariedade entre nós.

Sua habilidade em tecer acordos, em despertar o sentimento de união entre as pessoas, foi fundamental para fazer avançar a pauta da Tarifa Zero na sociedade brasileira. Na luta social da cidade de São Paulo, Rafa tinha um carinho especial pelas articulações e parcerias que construiu nas quebradas da Zona Sul. Nos contava com orgulho das histórias de seu pai, da luta pelo Parque Santo Dias e de tantas outras. Nos ensinou muito sobre o respeito aos mais velhos, a honrar quem lutou e resistiu antes de nós e por nós. Jones, Rafa Jones, são-paulino véio jovem punk músico loko fofo, era nois por nois.

Presente desde o começo do Movimento Passe Livre, Rafa ousou gritar coletivamente nas quebradas, escolas, busões e ruas da cidade que a Tarifa Zero era uma proposta possível, necessária e urgente. Utopia, loucura, impossível, muitos disseram… Mas hoje, mais de 140 cidades brasileiras tem algum tipo de Tarifa Zero! Nos últimos anos a população não tem tido que pagar tarifa pra votar ou pra fazer ENEM! Na cidade de São Paulo temos passe livre estudantil e busão gratuito aos domingos! E tudo isso se tornou possível, sobretudo, porque pessoas comuns, como o Rafael, ousaram se organizar coletivamente, de forma horizontal e autônoma, em defesa de um transporte verdadeiramente público e democrático, ou seja, gratuito, de qualidade e controlado pela própria população.

Nos altos e baixos da história catraqueira, Rafa dizia da importância de se aprender com as vitórias e também com as derrotas. Mais recentemente, em meio a um contexto cada vez mais repressivo e de crescimento da extrema direita, ele foi algúém a quem pudemos recorrer pra nos fortalecer e a manter a chama da revolta acesa. De escuta atenta e coração generoso,inspirou diferentes gerações de catraqueires a construírem a luta por Tarifa Zero. Ouvia os recém chegados na luta com a mesma seriedade que ouvia quem já estava há mais tempo, com cuidado, crítica e, sobretudo, com aposta. Seu comprometimento em repassar os acúmulos pra quem chegou depois foi fundamental para a continuidade da luta e para os mais de 20 anos de existência do Movimento Passe Livre.

Sua revolta com o sufoco nos busões e vagões lotados e privatizados, com o sofrimento em geral do povo trabalhador e periférico no Brasil e no mundo, foi (é) a raiva sincera de quem sentiu na pele as injustiças de um sistema capitalista que insiste em colocar o lucro acima da vida. E, por isso, nos convocava a tranformar essa raiva em coragem: a luta resistirá hasta que la dignidad se haga costumbre!

Rafa, sua rebeldia estará sempre em nossos corações. Celebraremos sua memória nas ruas, pulando e queimando catracas, até a Tarifa Zerar, até o povo controlar!

Ao nosso companheiro de vida e de luta, nossos agradecimentos por todo empenho e parceria na luta por uma vida sem catracas!

FOGOS NAS CATRACAS!🔥

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Seu e-mail não será divulgado

keyboard_arrow_up